Cuidados na utilização de
amônia em frigoríficos

Por: Wellington Treichel
A Amônia (NH3) é um gás muito utilizado no ambiente industrial, principalmente em frigoríficos. Por ser um gás de fácil obtenção e baixo custo, acaba sendo o mais viável para os sistemas de refrigeração.
Quem pretende utilizar amônia no sistema de refrigeração deve se atentar as normas de segurança e manutenção. A NR 36 é a norma que determina os procedimentos de segurança do trabalho para empresas que utilizam sistemas de refrigeração.
Um dos pontos exigidos pela norma é a detecção precoce de vazamentos de gases, inclusive a amônia. Esse sistema de detecção deve ser acoplado à um sistema de alarmes para alertar os trabalhadores em caso de vazamento e também deverá providenciar a eliminação da amônia através de sistemas de exaustão.
A concentração máxima permitida em um ambiente de trabalho, conforme NR 15 é de 20ppm (partes por milhão) para uma jornada de até 48h semanais.
A exposição à amônia pode causar dor de cabeça, vômito, irritação à pele e olhos, falta de ar e podendo inclusive levar à morte.
É importante que o sistema de detecção de gases seja confiável, já que as consequências de um vazamento podem ser muito perigosas. Na ECO Automação Industrial nós trabalhamos com a marca líder em sistemas de detecção de gases. A Dräger, com sede na Alemanha e presente em diversos países, possui detectores fixos e portáteis para a detecção de Amônia. Nós podemos te ajudar a dimensionar e especificar todo o sistema para detecção e alarme em salas de compressores de amônia, tubulações e válvulas, etc. Garantindo assim que a equipe estará sempre em segurança.
Veja Também

Métodos para Climatização
de Painéis Elétricos
Ler blog
Sensores Industriais Robustos
O Pilar da Eficiência em Ambientes Agressivos
Ler blog
O Potencial do ChatGPT
na Indústria
Ler blog